Guia para começar o marketing da sua empresa
Tá dando os primeiros passos no seu negócio e não faz ideia de como atrair clientes? Calma! Pode parecer difícil no início mas com algumas estratégias simples você já consegue se destacar e conquistar sua relevância na internet.

- Laura Seeling
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Sumário
1. Foca no seu público-alvo
Tentar agradar todo mundo nunca dá certo! Pensa assim: quem é a pessoa que vai amar o que você oferece? Que idade ela tem, do que ela gosta, quais os problemas que ela precisa resolver? Saber quem é o seu público te ajuda a criar uma comunicação mais certeira. Quando você fala a língua da sua audiência, a conexão acontece naturalmente e sua marca vira top of mind pra elas.

Por exemplo, se você está vendendo acessórios para celulares, seu público pode ser jovens que estão sempre conectados. Já para produtos artesanais, o público pode valorizar itens únicos e personalizados.
Pensar nesses detalhes ajuda a criar campanhas que realmente toquem as pessoas certas.
2. Escolha seu canal principal
Redes sociais, site ou loja física? Onde você quer aparecer e como? Escolher o melhor canal pro seu produto ou serviço é crucial. Se sua vibe é algo visual, tipo moda ou beleza, o Instagram e o TikTok são perfeitos pra você. Mas se a ideia é algo mais profissional, o LinkedIn pode ser o lugar certo. E, óbvio, independente do canal, ter uma presença online estabelecida é essencial. Um perfil bem cuidado e um site com um design profissional passam credibilidade e ajudam sua marca a crescer.
3. Crie um site que se destaque
Ter um site não é luxo, é necessidade. Ele é tipo o endereço da sua empresa na internet. Mas não basta ser bonito, ele tem que funcionar bem, e parecer profissional. Imagina o cliente entrando no seu site e não conseguindo entender nada porque tá tudo bagunçado? Um bom site é fácil de navegar, tem informações claras e se adapta a qualquer tela, celular, tablet ou computador. Pense nele como a primeira impressão da sua marca, e capriche!
4. Nunca esqueça do Google (e do SEO)
Se você quer que as pessoas encontrem sua marca no Google, tem que investir em SEO (Search Engine Optimization). São umas técnicas pra chamar atenção no meio da multidão de sites. Use palavras-chave que as pessoas pesquisariam sobre o que você oferece, produza conteúdo de qualidade e garanta que seu site não demore mil anos pra carregar. E o melhor: não custa nada, só tempo.
Sabia que 68% das experiências online começam com uma busca no Google? E mais: páginas que aparecem no topo dos resultados têm uma taxa de cliques 10 vezes maior do que aquelas na segunda página. Por isso, investir em SEO é extremamente importante! Leia nosso post completo para quem está começando com SEO.
5. Produza conteúdo autêntico
Criar conteúdo é a alma do marketing. Mas não precisa virar escritora, o segredo tá em criar coisas que sejam úteis, divertidas ou inspiradoras e falar na linguagem do seu público. Hoje em dia, os vídeos curtos se sobressaem, então aposta nos Reels ou TikToks pra mostrar os bastidores do seu negócio ou até ensinar algo rápido. E se você gosta de escrever, blogs e posts no Instagram também são ótimos. Transforme sua marca e produtos em uma história que os clientes vão se identificar. O importante é ser autêntica e mostrar sua paixão pelo que faz!
6. Mostre sua cara nas redes sociais
Redes sociais são o paraíso pra quem tá começando, porque dá pra alcançar muita gente sem gastar nada. Mas não é só postar e esperar. Invista tempo em conhecer sua audiência, interagir com eles e ser consistente. Poste stories, crie enquetes, responda comentários… quanto mais próxima você parecer, mais as pessoas vão confiar em você.
Ah, e por favor, seja você mesma! Autenticidade é muito importante!


Imagine que você tem uma marca de roupas. Postar stories mostrando como você escolhe os tecidos ou bastidores de uma sessão de fotos é uma forma de criar conexão e engajamento com seus seguidores. Normalmente pessoas adoram ver o que acontece no dia-a-dia das marcas!
💡 Dica rápida: Quer criar posts que engajam? Use CTAs diretos, como ‘Comente sua opinião!’. Isso pode ser ainda mais estimulado com sorteios em que para participar deve-se seguir o perfil da marca ou marcar alguém nos comentários.
Uma das tendências para 2025 é o uso das redes sociais para construir conexões autênticas, em vez de apenas promover produtos. Os usuários se interessam por marcas com as quais se identificam, e essa identificação acontece quando as marcas compartilham histórias reais e se aproximam de suas vidas. Conteúdos de humor também têm ganhado destaque, como mostram as estratégias bem-sucedidas do Duolingo e Ryanair no TikTok.
7. Dê uma chance pros anúncios pagos
Se puder investir um pouco, os anúncios pagos podem dar aquele empurrãozinho que falta. E eles são super personalizáveis, dá pra segmentar bem quem você quer atingir. O Google Ads é ótimo pra quem já pesquisa pelo que você oferece, enquanto anúncios no Instagram e TikTok funcionam super bem pra impactar quem ainda nem sabe que precisa do seu produto. Empresas que usam anúncios pagos de forma estratégica conseguem aumentar o tráfego em até 300%, segundo estudos do setor.
8. Utilize o poder do email marketing
Pode parecer meio “vintage”, mas email marketing ainda funciona MUITO! A ideia é manter a sua marca presente na mente das pessoas, sem ser invasiva. Envia promoções, novidades ou até dicas legais que tenham a ver com o seu negócio. Só não exagera pra não acabar na pasta de spam, tá?
9. Estabeleça suas metas de sucesso
Como saber se sua estratégia tá funcionando? Defina alguns objetivos claros, como aumentar os seguidores, vender mais ou até ter mais visitas no site. Assim, você consegue focar no que realmente importa e ajustar o que não estiver funcionando.
10. Ajuste sempre que precisar
Marketing é teste e erro. Use ferramentas como Google Analytics ou insights das redes sociais pra entender o que tá dando certo e o que pode melhorar. Às vezes, um pequeno ajuste faz toda a diferença!
11. Fale com a gente!
Achou tudo isso meio complicado? Você não precisa fazer sozinha! Podemos criar essas estratégias juntas, planejando cada detalhe pra sua marca brilhar. Entre em contato com a gente, e vamos transformar suas ideias em resultados incríveis!
Seguindo esses passos, você cria uma base sólida para o marketing da sua empresa, aumentando suas chances de alcançar seu público e fortalecer sua marca. Se quiser receber dicas para impulsionar o seu negócio toda semana, assine a nossa newsletter ou entre em contato!

Sobre a autora
Laura Seeling é especialista em marketing digital com foco em SEO e estratégias baseadas em dados. Formada em Administração com especialização em Marketing na Alemanha, possui também uma pós-graduação em Marketing pela FGV. Atua como consultora e prestadora de serviços de marketing digital para empresas no Brasil e no exterior, ajudando marcas a crescerem de forma estratégica no ambiente online. Fluente em quatro idiomas, Laura trabalha com clientes de diferentes partes do mundo e é apaixonada por explorar novas culturas e experiências.